Objectivos do Curso

Os principais objectivos do Curso são os seguintes:

  • Proporcionar uma formação sólida nos domínios específicos da computação móvel e ubíqua, com especial incidência no enquadramento da evolução dos sistemas informáticos e de comunicações, de um paradigma desktop para um paradigma de computação ubíqua e na compreensão das implicações gerais que esta evolução tem na concepção, funcionamento e utilização destes sistemas.
  • Proporcionar a aquisição das competências necessárias para conceber, projectar e implementar soluções nas áreas dos serviços para sistemas móveis e ubíquos (tendo em conta os aspectos multidisciplinares destas áreas), assim como em contextos alargados e envolvendo sinergias com outras áreas disciplinares e em áreas de especialização emergentes.

Destinatários

O Curso é dirigido a titulares de Licenciaturas e Bacharelatos na área de Informática e profissionais com Curriculum Vitae relevante na área.

O Mestrado em Computação Móvel está reconhecido nos termos do disposto no artigo 54º do Estatuto da Carreira Docente. O Mestrado confere assim o benefício à redução do tempo de serviço para acesso à categoria de professor titular, ou, sendo já detentor desta categoria, de redução do tempo de permanência obrigatório no escalão em que se encontra para efeitos de progressão ao escalão seguinte.

Ciclo de Estudos 2018/2019

O ciclo de estudos conducente ao grau de mestre em Computação Móvel tem 120 unidades de créditos e uma duração normal de quatro semestres curriculares, numa perspectiva de tempo integral. O ciclo de estudos está organizado conforme se descreve no seguinte quadro:

1º Ano/1º Semestre 1º Ano/2º Semestre
Unidades Curriculares ECTS Unidades Curriculares ECTS
Redes e Serviços de Comunicações Móveis 6 Sistemas Embebidos 6
Sistemas Distribuidos Móveis 6 Bases de Dados Avançadas * 6
Seminário I 6 Seminário II 6
Computação Ubíqua 6 Redes de Sensores * 6
Programação Avançada para Dispositivos Móveis * 6 Complementos de Programação para Dispositivos Móveis * 6
2º Ano/1º Semestre 2º Ano/2º Semestre
Projecto/Estágio 30 Projecto/Estágio 30


Unidades curriculares opcionais:

  • Interacção Humano-Computador em Ambientes Ubíquos
  • Metodologias de Software para Computação Ubíqua
  • Inteligência Computacional
  • Redes de Sensores *
  • Desenvolvimento de Jogos para Dispositivos Móveis
  • Programação Avançada para Dispositivos Móveis *
  • Mobilidade em Redes IP
  • Bases de Dados Avançadas *
  • Gestão Integrada de Projectos
  • Sistemas Autónomos *

* - Unidades curriculares opcionais em funcionamento no ano lectivo 2014/2015.

Seminário I e Seminário II
As unidades curriculares de seminário têm como objetivo enriquecer o plano de estudos complementando-o com a apresentação, em forma de palestras, workshops e outros eventos, de casos de aplicação real da computação móvel. Os seminários são realizados por docentes, estudantes do Mestrado, e por especialistas convidados do meio industrial.

Projecto/Estágio
O projecto aplicado ou o estágio profissionalizante consiste na realização de um projecto no contexto de uma organização empresarial ou outra instituição de âmbito público ou privado e consequente elaboração do relatório. O projecto deve ter como objectivo a aplicação prática dos conhecimentos teóricos e práticos adquiridos no curso de Mestrado em Computação Móvel, na resolução de problemas concretos da organização em que o estudante está inserido. O trabalho desenvolvido e a apresentar deverá cumprir as regras científicas necessárias para trabalhos de investigação, pretendendo-se fundamentalmente que o estudante identifique, problematize e apresente propostas de solução para problemas concretos e reais das organizações.

Consultar a Comunidade do Mestrado na plataforma Blackboard para mais informação sobre os Projetos/Estágios, incluindo:

  • Lista das linhas de investigação e propostas de projectos e estágios;
  • Procedimentos para a submissão de propostas de investigação;
  • Recursos para elaboração de relatórios de Projeto/Estágio.

Funcionamento

A parte lectiva do curso é constituído por 10 unidades curriculares repartidas por dois semestres. As unidades curriculares têm 6 créditos ECTS perfazendo um total de 60 créditos. Cada um dos semestres terá a duração de quinze semanas. As sessões presenciais das unidades curriculares de cada semestre decorrem às sextas-feiras e aos sábados.

Calendarização

Contactos

Coordenador do Mestrado:
Prof. Doutor Carlos Carreto
UTC de Informática
Tel: 271220120
ccarreto@ipg.pt

 
curso.txt · Esta página foi modificada pela última vez em: 2019/06/13 13:28 por carreto · []
Recent changes RSS feed Powered by PHP Valid XHTML 1.0 Valid CSS Driven by DokuWiki