Apresentação

A proliferação de dispositivos electrónicos de dimensões muito reduzidas e elevada capacidade de processamento de informação, aliada à difusão das comunicações móveis sem fios, está a dar lugar a uma clara transição de um paradigma centrado essencialmente na metáfora do computador pessoal desktop, para um paradigma em que os dispositivos computacionais se encontram dispersos um pouco por todo o lado auxiliando-nos nas mais variadas tarefas da vida diária. Os sistemas de informação suportados por estes dispositivos são cada vez mais sistemas ubíquos que fornecem um suporte computacional contínuo e móvel (a qualquer momento e em qualquer lugar), através de uma interacção muito amigável e cada vez mais invisível.

As características únicas deste novo paradigma têm um forte impacto na concepção e implementação dos novos sistemas informáticos e o seu sucesso exige profissionais com capacidade para compreender todas as suas implicações de modo a serem capazes de desenvolver e implementar os sistemas e as infra-estruturas do novo mundo móvel e sem fios.

O Mestrado em Computação Móvel do Instituto Politécnico da Guarda é um dos primeiros cursos em Portugal a centrar-se especificamente na temática da mobilidade e ubiquidade dos sistemas informáticos. O curso vai ao encontro do crescente interesse pela área dos sistemas móveis e sobretudo da grande necessidade de recursos humanos qualificados capazes de responder às necessidades de desenvolvimento de sistemas e serviços inovadores na área das redes de comunicação móvel e da computação móvel e ubíqua.

Novidades

 
apresentacao.txt · Esta página foi modificada pela última vez em: 2017/04/08 13:46 por carreto · []
Recent changes RSS feed Powered by PHP Valid XHTML 1.0 Valid CSS Driven by DokuWiki